top of page

12:00

Encontro da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO)

Oceanos e Rios

12:00

Oficina Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas

Oceanos e Rios

12:00

Encontro das Câmaras Técnicas do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT)

Oceanos e Rios

12:00

Encontro da Rede de Defensoras e Defensores dos Territórios Tradicionais

Oceanos e Rios

09.SET.Segunda

10.SET.Terça

12:00

2ª Oficina de Gestão Costeira e Marinha: a gestão do maretório com protagonismo comunitário e o futuro da pesca artesanal

A atividade visa avançar em estratégias para a consolidação de uma proposta nacional de reconhecimento dos territórios tradicionais pesqueiros. Serão apresentados também os resultados da 1a Oficina de Gestão Marinha e Costeira, realizada em 2023, tendo em vista a continuação do debate e a construção de uma aliança nacional e internacional de PCTs e cientistas para a troca de experiências em governança territorializada, auto-monitoramento da sociobiodiversidade, protocolos de consulta e fortalecimento em rede.

Oceanos e Rios

12:00

Mostra Yanomami "O céu que nos protege"

Aberta ao público, a mostra reúne materiais produzidos em campo pelas equipes de comunicação da Fiocruz durante suas incursões ao território Yanomami. Uma jornada pelos desafios e pelo modo de ser e viver do povo Yanomami.

12:00

Oficina de Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas 2/2

A oficina é fruto de uma parceria entre IPHAN, ICOMOS, COC/Fiocruz, OTSS/Fiocruz e FCT. A atividade, primeira etapa Mata Atlântica, se insere no escopo do Programa Diálogos sobre Patrimônio Cultural e Ações Climáticas (IPHAN/ICOMOS). O evento promoverá debates aprofundados sobre os perigos, vulnerabilidades, exposições, riscos e capacidades do patrimônio cultural diante das mudanças climáticas. O objetivo é elaborar subsídios para orientar a atuação dos órgãos e institutos responsáveis pela preservação do patrimônio cultural.

Educação

12:00

Saberes e pedagogias com povos e comunidades tradicionais: linhas que tecem a Rede de Formação Socioambiental

12:00

Seminário da Pós-Graduação em Gestão de Territórios e Saberes (Teresa): apresentações orais e discussão de TCCs

Territórios e Saberes foi o eixo conceitual em torno do qual foi criada a Pós-Graduação em Gestão de Territórios e Saberes (Teresa), em 2019, uma parceria entre UFF, OTSS, ICMBio e SAPE, com turmas abertas em Paraty e Angra dos Reis. Este ano, está sendo concluída a segunda turma e o seminário pretende reunir alunos das duas turmas para apresentarem trabalhos concluídos e em desenvolvimento, numa troca de ideias que apresente publicamente os resultados de pesquisa e frutifique ideias no diálogo entre o curso de pós-graduação e o EITS.

Educação

12:00

Encontro da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO)

A Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) tem como objetivo promover a participação e colaboração da sociedade civil no desenvolvimento de políticas relacionadas à agroecologia e produção orgânica mais sustentáveis e alinhadas com as necessidades da sociedade. É a instância de participação social no acompanhamento da execução, aprimoramento e monitoramento da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO), e de seu principal instrumento, o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).

Articulação

12:00

2ª Oficina de Gestão Costeira e Marinha: a gestão do maretório com protagonismo comunitário e o futuro da pesca artesanal

12:00

Encontro das Câmaras Técnicas do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) e da Câmara Temática de Povos e Comunidades Tradicionais da Comissão Nacional dos ODS (CNODS)

A atividade promove o encontro de duas das mais importantes instâncias de articulação de Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil. Em pauta, o alinhamento de agendas e estratégias para o avanço da territorialização da Agenda 2030 da ONU no contexto de povos e comunidades tradicionais.

Articulação

12:00

Saberes e pedagogias com povos e comunidades tradicionais: linhas que tecem a Rede de Formação Socioambiental

Realizada no contexto do Projeto Redes, a ação formativa começa com roda de conversa protagonizada por pescadores urbanos que apresentarão pautas da comunidade tradicional, gentrificação e crescimento do turismo em massa, resistência da população atingida e a chegada de grandes empreendimentos. A atividade discute, ainda, a preservação dos saberes da pesca artesanal na cidade e a promoção de outras formas de organização comunitária em centros urbanos, junto com a produção de roteiros de TBC. Após um canoaço até o Centro Histórico, uma ação formativa complementar ocorre à tarde na Casa de Cultura com convidados vindos de outras redes de formação, que trocarão experiências sobre a produção de pedagogias, formas de ensinar, viver e resistir. O Projeto Redes é um condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.

Articulação

20:00

Feira de Saberes e Sabores

Espaço para comercialização de produtos agroecológicos, roupas, artesanatos e objetos de decoração protagonizado por produtoras e produtores de mais de 20 comunidades caiçaras, indígenas e quilombolas. Valorize os produtores locais, leve para casa um pedacinho de arte e ainda aprecie o talento dos artesãos contribuindo com a economia solidária.

Transversal

20:30

Boas vindas com Coral Indígena Guarani

Para dar início ao 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes (EITS) de maneira especial e significativa, teremos uma apresentação de boas-vindas com o Coral Indígena Guarani.
A apresentação celebra a rica herança cultural dos povos indígenas e simboliza a conexão profunda entre a ancestralidade e a natureza, elementos fundamentais para a promoção do Bem Viver.

Transversal

21:00

Saudações às Mestras, Griôs e Pajés: a Ancestralidade e os Territórios do Bem Viver

Momento que reúne figuras de grande sabedoria e liderança, como mestras, griôs e pajés, que compartilharão mensagens de acolhimento e inspiração. A atividade visa honrar e reconhecer a importância dos conhecimentos ancestrais e das práticas tradicionais na construção de territórios sustentáveis e saudáveis.

Transversal