top of page
Imagem do WhatsApp de 2024-09-03 à(s) 16.58.38_814c8e77.jpg

Mostra Yanomami "O Céu Que Nos Protege"

A mostra estará aberta ao público de terça (10/09) a sexta (13/09), das 9h às 22h, no Espaço Caiçara do EITS

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anuncia a Mostra Audiovisual "O CÉU QUE NOS PROTEGE - Vidas e vozes na Terra Yanomami” durante o Encontro Internacional de Territórios e Saberes, a ser realizado em Paraty (RJ) no mês de setembro. A mostra estará aberta ao público de terça (10/09) a sexta (13/09), das 9h às 22h, no Espaço Caiçara do EITS (Trevo Clube - Rodovia Paraty-Cunha, 694). 

A Mostra é uma iniciativa que reúne os materiais produzidos em campo pelas equipes de comunicação da Fiocruz durante suas incursões ao território Yanomami. Divididas em três etapas, as equipes do Canal Saúde, VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e do Programa Radis de Comunicação e Saúde documentaram as ações desenvolvidas em resposta à emergência de saúde.

Durante a primeira etapa, a equipe do Programa Radis de Comunicação e Saúde esteve em Boa Vista (RR), registrando as atividades realizadas na Casai - Casa de Apoio à Saúde Indígena e no território do Baixo Mucajaí. Registros fotográficos e de vídeo foram feitos, documentando a campanha de vacinação e as ações dos profissionais de saúde e das lideranças indígenas, incluindo figuras proeminentes como Davi Kopenawa.

Na segunda etapa, a equipe do Canal Saúde também contribuiu para a documentação, capturando imagens do cotidiano em Surucucu e conduzindo entrevistas com lideranças locais, como Júnior Yanomami. Simultaneamente, a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz acompanhou o cotidiano da emergência, produzindo imagens e um documentário “Xawara e saúde”, que retratam a realidade do território Yanomami e os esforços de resposta à crise.

A exposição oferecerá aos visitantes uma oportunidade de vivenciar e refletir sobre os desafios enfrentados pela comunidade Yanomami e sua cultura. A Mostra Audiovisual "O CÉU QUE NOS PROTEGE - Vidas e vozes na Terra Yanomami” agradece à Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), à Hutukara Associação Yanomami e à Urihi Associação Yanomami pela colaboração e apoio em tornar esta Mostra possível.

bottom of page