Encontro Ciência e Políticas Públicas para territorialização do Bem Viver
A atividade reúne cientistas, formuladores de políticas públicas e ativistas para discutir e promover estratégias integradas que visem a territorialização do Bem Viver. O evento abordará a implementação de políticas públicas que respeitem os direitos dos povos tradicionais, a integração de conhecimentos científicos e saberes ancestrais, e a promoção de ações práticas para construir territórios que reflitam os princípios do Bem Viver, contribuindo para um futuro mais justo e sustentável.
A atividade será um momento no qual será discutido entre representantes institucionais e acadêmicos “uma Agenda para o futuro, do ponto de vista da ciência, em parceria com as comunidades tradicionais, com inserção na COP 30” e também o texto da carta que será elaborada ao longo do encontro.
Assim, gostaríamos de convidá-lo para participar da mesa proposta, trazendo contribuições do ponto de vista de sua instituição. A mesa será coordenada por Edmundo Gallo, coordenador do OTSS, e terá a seguinte programação, a ser confirmada:
9h30 - Abertura (mestre de cerimônias)
Boas vindas, contextualização da atividade e chamada da mesa
9h40 - Debate sobre Agenda para o futuro do ponto de vista da ciência em parceria com as comunidades tradicionais, com inserção na COP 30 e carta do encontro
11h15 - Encerramento e encaminhamentos
12:30
sexta-feira, 13 de setembro de 2024
11:30
Espaço Quilombola (Tenda Coivara)
Edmundo Gallo - Coordenador do OTSS/ VPPAPS/Fiocruz
Ana Paula Giroux - Reitora do Colégio Pedro II
André Rodrigues - Diretor da UFF IEAR
Raul Borges - Pró-Reitor de Extensão Universitária e Cultura
Valcler Rangel Fernandes - Assessor especial do Ministério da Saúde (MS) para Territórios Vulneráveis, Favelas e Periferias.
Marcos Menezes - Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)
Ronaldo dos Santos _ Secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Ciganos.
Mário Moreira - Presidente da Fiocruz